A Campanha Bicicleta nos Planos participou de duas reuniões e encontros em cidades do Vale do Itajaí, Santa Catarina.

No dia 13 de março o Coordenador de Articulação da Campanha, André Geraldo Soares, reuniu-se com integrantes da Assepavi – Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí para discutir o Plano de Trabalho a ser executado na cidade de Guabiruba.

Ciclofaixa no centro de Guabiruba/SC

A Assepavi é uma organização que atua em projetos de proteção à natureza e de educação ambiental e que agora, dada a afinidade entre as temáticas, também se dedicará a promoção da ciclomobilidade.

No dia 14, acompanhado do Coordenador da Assepavi, Ivo Leonardo Schmitz, o Coordenador da Campanha reuniu-se com o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler e com a Coordenadora do GBTRAN do município, Mariana Reis. Na visita, foi apresentada a proposta de realização de um fórum de mobilidade urbana para discutir e firmar acordos para o início da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município. A proposta foi acatada pelo poder executivo e começará a ser organizada conjuntamente nas próximas semanas.

Assepavi e Campanha Bicicleta nos Planos (esquerda) com Prefeito e Coordenadora do GBTRAN de Guabiruba

Também foi realizada visita a três comunidades do interior da cidade para conhecimento do potencial da cidade para o cicloturismo, sendo este um dos motivos de se buscar a melhoria do sistema cicloviário municipal: uma cidade que deseja atrair cicloturistas precisa respeitar e valorizar os ciclistas locais. A cidade, que possui 23 mil habitantes e tem a economia baseada na indústria têxtil e na agricultura, possui variados atrativos para o turismo ecológico e turismo rural.

Reunião com cicloativistas na Câmara de Vereadores de Brusque para discutir o início do PlanMob

Na noite do dia 14 o Coordenador da Campanha participou, a convite, de reunião na Câmara de Vereadores de Brusque para discutir a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Neste momento, a prefeitura de está iniciando o processo de licitação de consultoria para a elaboração do PlanMob da cidade, que possui 126 mil habitantes. A reunião foi organizada pelo vereador Paulo Sestrem e contou com a participação de membros da Prefeitura Municipal do Fórum da Bicicleta de Brusque, da Bicicletada Brusque e da Assepavi.

O Coordenador da Campanha Bicicleta nos Planos explanou sobre a prioridade da bicicleta assegurada na Política Nacional de Mobilidade Urbana, compartilhou experiências de mobilização em outras cidades participantes e convidou os cicloativistas locais a se inscreverem na Campanha Bicicleta nos Planos.

Saiba mais:

 

 

.