Semob/Ministério das Cidades, Associação Bike Anjo e União de Ciclistas do Brasil (UCB) assinam Acordo de Cooperação Técnica para a promoção dos PlanMobs e da implementação do Programa Bicicleta Brasil.

Os Planos de Mobilidade Urbana, além de estimular e garantir cidades sustentáveis, acessíveis e para todos, criam também condições para investimentos mais qualificados em infraestruturas urbanas. Daí sua obrigatoriedade, estabelecida pela Lei 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana). É preciso reduzir as emissões na atmosfera; garantir acesso a tudo que a cidade pode oferecer: lazer, saúde, trabalho, educação, socialização, cultura, esportes; e, claro, fazer da bicicleta uma forma de transporte viável, de baixo custo e saudável.

Para isso, estamos empenhados em nossa campanha #bicicletanosplanos: por uma infraestrutura segura e adequada para ciclistas, campanhas de conscientização, estímulos fiscais, dentre outras medidas.

No último dia 11 de dezembro, demos um passo largo neste sentido: foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é fortalecer o apoio técnico aos municípios para o planejamento e elaboração dos seus #PlanMobs, além do fomento ao uso de bicicletas no deslocamento cotidiano – e com segurança.

“São dois momentos convergentes, onde a sociedade civil organizada pode se sentir estimulada e de certa forma entusiasmada: a aprovação do ‘Programa Bicicleta Brasil’ em lei e o ‘Acordo de Cooperação Técnica’ com o Ministério das Cidades. A lei, que é uma normativa, onde a bicicleta é reconhecida mais uma vez pela sua importância para o planejamento das cidades como meio de transporte sustentável, com dotação orçamentária; e o acordo, que é um instrumento que reúne poder público e sociedade civil na parte executiva da implementação dessa lei nas cidades do Brasil”, explica Erica Telles, Diretora Administrativa da União de Ciclistas do Brasil (UCB). E acrescenta: “Acreditamos que esse acordo seja uma ferramenta importantíssima para sair da esfera do planejamento e conseguirmos partir para implementação das ações / planos / políticas / campanhas que oportunizem cada vez mais a bicicleta pelo país”.

Por cidades mais gentis, saudáveis e coletivas: temos um acordo e queremos que você faça parte dele 🙂