INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Se você é de PREFEITURA/ESTADO ou SOCIEDADE CIVIL no SUL atuando ou buscando atuar na PROMOÇÃO DA BICICLETA na SUA CIDADE/REGIÃO, te convidamos a se inscrever na Oficina de Formação pela Bicicleta do Sul, que faz parte do projeto Bicicleta nos Planos.

 

OBJETIVO DA OFICINA
A ideia é gerar conhecimento e experiência de técnico(a)s e gestores das prefeituras, bem como de lideranças e membros da sociedade civil que promovem a bicicleta, para a inclusão da mesma nas políticas públicas urbanas e sua implementação nas cidades brasileiras.

 

PÚBLICO ALVO
Serão até 30 PARTICIPANTES, sendo estes gestore(a)s municipais e estaduais, técnico(a)s das secretarias responsáveis pela mobilidade urbana e/ou pauta da bicicleta na cidade, e membros e lideranças das organizações da sociedade civil pela bicicleta. Para essa oficina, SÓ PODERÃO SE INSCREVER PESSOAS QUE ATUAM EM MUNICÍPIOS DO SUL.

 

CONTEÚDO BÁSICO*
1) Por que promover a bicicleta: traremos argumentos com relação a custos ambientais e socioeconômicos das cidades e como a bicicleta pode contribuir com estas diferentes agendas.

2) O que compõe uma política da bicicleta e como ela se integra a outras políticas urbanas: abordaremos e trabalharemos nos componentes de uma política da bicicleta e discutiremos como estratégia de promoção da bicicleta a sua integração com outras políticas urbanas, como as políticas de saúde, de esporte e lazer, ambientais e de mudanças climáticas ou até mesmo econômicas;

3) Ferramentas de planejamento participativo e implementação da bicicleta na cidade: passaremos por metodologias práticas de planejar e garantir participação na promoção do uso da bicicleta na cidade e desenvolver de fato a implementação destes planos.

4) Experimentação prática destas ferramentas: realizaremos um laboratório prático com visita técnica na cidade onde a oficina será realizada para experimentar as ferramentas propostas e caminhos possíveis para trabalhar o tema em sua cidade.

*Outros conteúdos podem entrar ou serem mais detalhados conforme as expectativas e desafios do público.

 

QUANDO e ONDE
25 e 26 de novembro de 2017, entre 9h e 18h, em Florianópolis/SC. O local exato será divulgado às pessoas selecionadas.

 

CUSTOS
A inscrição para a oficina é GRATUITA e inclui alimentação durante o período da mesma. Traslados, passagens e hospedagem são de responsabilidade do(a) participante.

 

SOBRE O PROJETO BICICLETA NOS PLANOS
O projeto é realizado pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade, e tem como objetivo engajar e assessorar municípios para a inclusão da bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana e outras ferramentas de planejamento e implementação da bicicleta nas cidades brasileiras.

Saiba mais: www.bicicletanosplanos.org


REALIZAÇÃO

 

 

 

 

APOIO

 

 

 

PARCEIROS LOCAIS