Campo Grande/MS

< Ver outras cidades

Última atualização: 03/03/2016

Status do Plano de Mobilidade Urbana: Possui um Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), de 2009, anterior à Lei Federal de Mobilidade Urbana, de 2012

O plano menciona a Bicicleta: SIM

Organizações e coletivos/movimentos parceiras na cidade:

Mapa Cicloviário Colaborativo de Campo Grande, Bike Anjo-MS, entre outros grupos

Confira o plano de Mobilidade Urbana desta cidade

Campo Grande/MS possui um Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), de 2009, anterior à Lei Federal de Mobilidade Urbana, de 2012.

Atualmente o Plano Diretor de Campo Grande está em processo de revisão, com prazo para dezembro de 2016. Há também um movimento para revisão do PMU e elaboração de um termo de referência para dar início.

No PDTMU, o modal bicicleta é vagamente mencionado e, embora haja previsão de algumas ciclovias, não há meta e prazos, além de não haver um estudo para o desenho das ciclovias apresentado.

Há também uma minuta ainda interna ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano – PLANURB de um Plano Cicloviário, fruto de trabalhos e estudos de técnicos da Prefeitura e alguma colaboração de ciclistas.

No âmbito da sociedade civil, há apenas um braço do Bike Anjo como organização formal pró mobilidade urbana, mas há um grupo crescente interessado na formação de uma Associação.

Atualmente está sendo elaborado um Termo de Referência para revisão do Plano de Mobilidade. Vemos uma oportunidade mais imediata no processo do Plano Diretor da Cidade do que no PMU, que estranhamente o prazo é posterior ao do Plano Diretor.

O PDTMU atual, embora tenha sido elaborado em 2009, foi publicado apenas em julho/2015 e não há muita credibilidade.

Trecho do PDTMU que menciona a bicicleta AQUI.

 

Quer participar da discussão dessa cidade?

Faça seu comentário ou entre em contato

Deixe um comentário

Realização:

Bike Anjo Transporte Ativo UCB - União de Ciclistas do Brasil

Apoio:

iCS - Instituto Clima e Sociedade