Brasília/DF

< Ver outras cidades

Última atualização: 03/03/2016

Status do Plano de Mobilidade Urbana: Existe o PDTU aprovado em 2011, ainda em vigor, que precisa ser revisado no período 2016-2017 e atualizado conforme a PNMU. A Pesquisa Origem Destino, que embasará a atualização, começou a ser feita

O plano menciona a Bicicleta: SIM

Organizações e coletivos/movimentos parceiras na cidade:

Rodas da Paz, Movimento Nossa Brasília

Confira o plano de Mobilidade Urbana desta cidade

Há em Brasília um Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) que foi aprovado em 2011, ainda em vigor, e que precisa ser revisado no período 2016-2017 e atualizado conforme a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A Pesquisa Origem Destino, que embasará a atualização, já começou a ser feita.

A bicicleta está contemplada no PDTU dentro das diretrizes, como medida complementar na reestruturação do transporte coletivo e no Capítulo VI, que trata do “transporte não motorizado” (ativo).

Portanto, o processo de avaliação da implementação do PDTU deve ocorrer ao longo de 2016. No final de 2013 foi instituído um Grupo de Trabalho Intergovernamental com a função de fazer essa avaliação, mas que nunca foi publicizada.

A ideia atual é que nesse processo de avaliação se aponte a necessidade de pensar a bicicleta com grau de planejamento e aprofundamento maior que na última versão, que praticamente só reconhece sua existência e a categoriza. É necessário incluir a questão da bicicleta nas operações de corredor de ônibus, pensar em redes de uso da bicicleta, tanto dentro dos bairros como em suas interligações e quiçá incluir uma meta de deslocamentos a serem feitos de bicicleta por microrregião, em acordo com políticas de desincentivo ao uso do carro, em especial em regiões centrais.

Inclusive existe um “Plano Cicloviário”, mas que também deve ser revisto para ser incorporado ao Plano de Mobilidade.

 

Rodas da Paz
Movimento Nossa Brasília

Últimas Notícias

Nenhuma notícia para esta cidade

Quer participar da discussão dessa cidade?

Faça seu comentário ou entre em contato

Deixe um comentário

Realização:

Bike Anjo UCB - União de Ciclistas do Brasil

Apoio:

iCS - Instituto Clima e Sociedade