Última atualização: 03/03/2016

Status do Plano de Mobilidade Urbana: Foi iniciado, mas com a mudança de gestão toda a construção foi esquecida e será feito outro

O plano menciona a Bicicleta: NÃO

Organizações e coletivos/movimentos parceiras na cidade:

Associação Ciclo Urbano

Confira o plano de Mobilidade Urbana desta cidade

Houve a contratação da Rua Viva a 5 anos atrás, mas esse resultado foi engavetado pela atual gestão, o documento tinha como principal objetivo dar subsídios ao poder público em criar instrumentos para a licitação do transporte público, não havendo uma preocupação efetiva com a bicicleta nos estudos preliminares e na proposição de ações.

Não houve estudos voltados especificamente para a bicicleta e o texto prévio apresentado é fraco com relação a propostas de medidas voltadas para a bicicleta

Houve a rodadas em algumas regiões da cidade, mas somente para que a comunidade pudesse aprovar as sugestões dadas pelos consultores, não havendo uma participação social efetiva e uma mudança das propostas de acordo com as solicitações e reivindicações da comunidade e dos movimentos. Em razão dessa ausência efetiva de participação social, alguns movimentos relacionados a moradia entraram com ação junto aos Ministério Público para anular esse processo.

Atualmente, a prefeitura conversa que esta com vontade de fazer acontecer, mas não passa de uma conversa de gabinete e não há uma mobilização para a discussão do plano e a inserção da bicicleta neste processo.

O Ciclo Urbano atua a 9 anos na cidade de Aracaju com a realização de atividades de mobilização de novos bicicleteiros, com a realização de pesquisas (contagem manual e fotográfica) pesquisa de origem destino dos ciclistas, participação nas audiências do Plano Diretor de Aracaju, contato direto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito com foco na proposição de ações voltada para a bicicleta e a realização de 3 Fóruns Sergipano da Bicicleta com a presença de palestrantes e convidados de todo o país.

Associação Ciclo Urbano

Últimas Notícias

Nenhuma notícia para esta cidade

Quer participar da discussão dessa cidade?

Faça seu comentário ou entre em contato

    Maria Valdenei Oliveira de Santana

    Eu tenho 57 anos, tenho interesse em aprender andar de bicicleta com segurança, pois não tenho mais idade para me ariscar a quedas.


Deixe um comentário

Realização:

Bike Anjo Transporte Ativo UCB - União de Ciclistas do Brasil

Apoio:

iCS - Instituto Clima e Sociedade