Brasileiras e brasileiros participantes do FMB8

Iniciado em Porto Alegre em 2012, a série de FMBs teve sua edição em Quito/Equador entre 25 e 28 de abril de 2019. O FMB é uma iniciativa da sociedade civil latinoamericana, mas que agora mudou de continente e de língua: em 2020 ocorrerá em Katmandu, no Nepal – será o FMB9. E por falar em sede, na Assembleia Final do FMB8 foi definida a sede do FMB10: foi eleita a cidade de Rosário, na Argentina.

Em Quito cerca de 30 brasileiras e brasileiros estiveram presentes, de diversos estados e cidades do país, apresentando trabalhos variados e representando suas instituições ou divulgando trabalhos próprios. A programação contou com cerca de 150 atividades de 23 países, abordando diferentes temas, sempre relacionados com a bicicleta: gênero, esporte, arte, economia, saúde, infraestrutura, turismo e planejamento estão entre eles.

No FMB8, consolidando uma tendência, houve uma extensa programação debatendo questões de gênero e feminismo, aumentando o espaço de participação e tomada de decisões das mulheres. Destaque-se a realização do Encuentro Interseccional de Mujeres y Disidencias e da Assembléia de Mulheres do FMB.

Neste ano a Campanha Bicicleta nos Planos não realizou nenhuma exposição, haja vista que já o fez em 3 FMBs anteriores.  Entretanto, Ana Carboni e André Soares, da Coordenação Nacional, estiveram presentes representando a Campanha.

Para saber mais:

 

.